PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Brasil deve bater recorde de processamento de soja, USDA


BiodieselBR.com - 11 mar 2016 - 12:53

Este ano deve ser bom para o complexo soja do Brasil. Além de uma colheita recorde do grão – estimada pela Conab em mais de 101 milhões de toneladas –, o processamento da oleaginosa também deverá superar a máxima histórica. A aposta é de Nicolas Rubio, adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no país.

Em seu mais recente relatório sobre a produção brasileira de oleaginosas, o escritório brasileiro do USDA estimou que o esmagamento deverá totalizar 40,5 milhões de toneladas ao longo da safra 2015/16. São 500 mil toneladas a mais do que a estimativa publicada ainda essa semana pelo escritório central do próprio USDA.

A estimativa de Rubio fica um pouco abaixo da divulgada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetal (Abiove). A entidade que reúne as principais empresas processadoras da oleaginosa, estima que o esmagamento chegará a 40,7 milhões de toneladas este ano.

Motores

O aumento do processamento deverá ser puxado pelo crescimento da produção de aves e suínos. A desvalorização do real frente ao dólar tem ajudado esses dois setores a abrirem novos mercados para exportação.

A aprovação do PL 3.834/2015 pelo Congresso no começo deste mês também abre novas perspectivas para a mercado de biodiesel o que deve ter impacto na demanda interna de óleo de soja. "O óleo de soja está contribuindo para esse processo de aumento do processamento como resultado de um aumento na produção de biodiesel", afirmou o adido.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Notícias Agrícolas