PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Anec eleva projeção de exportação de milho e soja em janeiro para 3,73 milhões de toneladas


Reuters - 09 jan 2024 - 15:13

Os embarques de milho do Brasil para o exterior em janeiro foram estimados nesta terça-feira em 3,73 milhões de toneladas, alta de 400 mil toneladas na comparação com a estimativa da semana anterior, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).

Ainda assim, os embarques deverão cair na comparação anual, quando o país exportou 4,86 milhões de toneladas. Após exportações recordes do cereal em 2023 e com a indústria local pagando mais pelo produto do que a exportação, os fluxos para o exterior ficaram mais lentos, disse a Anec anteriormente.

Já a exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 2,03 milhões de toneladas em janeiro, aumento de 280 mil toneladas na comparação com a previsão da semana anterior. Com isso, os embarques devem superar as 1,43 milhão de toneladas vistas no mesmo mês do ano anterior.

A Anec praticamente manteve as suas projeções de exportações de soja e trigo para janeiro, respectivamente em 1,30 milhão de toneladas e 605 mil toneladas, na comparação com a semana anterior.

No caso da soja, os embarques aumentarão em relação às 940 mil toneladas de janeiro do ano passado, em meio a maiores estoques, conforme informação divulgada na semana passada.

Roberto Samora - Reuters