PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

[Vídeo] Santa Rosa (RS) inaugura miniusina de biodiesel


RBS TV - 10 jan 2013 - 12:32 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

No final de dezembro, o município de Santa Rosa (RS) inaugurou oficialmente uma miniusina de biodiesel que integrará um complexo de reciclagem onde será usado principalmente para processar óleos e gorduras residuais (OGRs) coletados na cidade. O equipamento foi financiado pelo Fundo Municipal de Saneamento Básico e será administrado pela Cooperativa Agropecuária de Economia Solidária (Coopersol).

A miniusina tem capacidade para processar 360 mil litros anuais – bem longe das capacidades das usinas comerciais que, costumeiramente, superaram a casa da centena de milhão de litros. Isso já é mais do que o suficiente uma vez que município gaúcho recolhe entre 2 e 3 mil litros de OGRs por mês.

Para aproveitar de forma integral o novo recurso, a miniusina também vai processar os grãos produzidos por pequenos produtores rurais da região. Uma pequena unidade de esmagamento permitirá agregar valor à produção rural da cidade fabricando biodiesel e farelos.

Bioplanet
A tecnologia foi fornecida pela fabricante de equipamentos Biotechnos que já vinha conversando com a Prefeitura de Santa Rosa desde 2008. Com a inauguração, a cidade passa a fazer parte do Projeto Bioplanet, iniciativa da companhia visando promover o uso de biodiesel fabricado a partir de OGRs durante a Copa do Mundo Fifa de 2014

A meta da Biotechnos é estabelecer 40 arranjos produtivos locais para a produção de biodiesel a partir OGRs, em especial nas cidades sedes e centros de treinamento da Copa. Com isso, deverão ser fabricados 25 milhões de litros com a inclusão de catadores de materiais recicláveis e a mobilização de estudantes.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações Biotechnos e RBS TV