PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

[Vídeo] Projeto usa design para facilitar reciclagem de óleo


EcoDesenvolvimento - 01 ago 2013 - 16:50 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
oliplanet 010813
Você sabia que cada brasileiro consome cerca de 19 litros de óleo por ano? Este valor representa um total de três bilhões de litros gastos anualmente pela população do Brasil, que em vez de irem para o ralo podem gerar renda. É o que afirma David Keller, um dos responsáveis pelo Oliplanet. O projeto pretende motivar a reciclagem do material no país, com a criação de um produto para melhorar a forma de coleta e um site para informar como e onde depositar todo óleo guardado.

De acordo com a Associação Brasileira para sensibilização, coleta e reciclagem de resíduos de óleo comestível (Ecóleo), menos de 1% do óleo de cozinha que é consumido, acaba reciclado. Uma parte dele é descartada na pia das cozinhas – ação que atinge a rede de esgoto, podendo provocar um entupimento da tubulação (o que aumenta as chances de enchentes). E, se conseguir passar por esta etapa e alcançar os rios, cada litro de óleo derramado pode poluir até 20 mil litros de água dos rios.

Keller defende que a melhor maneira de descartar o material é armazenando-o em garrafas PET. "Você encontra uma facilmente, elas têm boa vedação e são muito resistentes. Isso garante que o óleo chegue até a reciclagem sem atingir o meio ambiente", destaca o profissional, que também comentou que, apesar de não se tratar de uma novidade, poucas pessoas o fazem. "Penso que as coisas precisam ser fáceis e práticas para funcionar".

Para facilitar o manejo da ação, o Oliplanet é um produto que tem a finalidade de escoar os líquidos como um funil. Ele permite a acoplagem na maioria das garrafas PET do mercado, servindo também como tampa da garrafa utilizada, segundo Keller.

A segunda parte do projeto é a criação de um website, que terá o papel de informar ao público os pontos de coleta, as recicladoras e as empresas que utilizam o óleo reciclado. "O óleo separado e reciclado gera renda e inclusão social para quem mais precisa. E, depois de reciclado, ele pode virar biodiesel, tinta, detergente, sabonetes e muitas outras coisas", explica um dos responsáveis pela iniciativa.

Para ser efetivado, o projeto foi cadastrado no Catarse, site de financiamento coletivo, com o objetivo de atingir o valor de R$ 130 mil reais que vão garantir a compra do molde de injeção necessário para industrializar o produto, a matéria-prima para a primeira leva e material de divulgação. Caso o valor total não seja atingido até o dia 08 de setembro, todos os apoiadores receberão seus investimentos de volta. 

Até o fechamento deste texto, 174 pessoas já haviam apoiaram a causa, somando um valor de R$ 6.436. Ainda restam 38 dias para alcançar a meta. 

Para apoiar a causa, clique aqui.

Veja o vídeo de divulgação do projeto:


Com adaptações BiodieselBR.com