PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

[Vídeo] Maior produtor de dendê do país, Pará investe em biodiesel


Rede Liberal - 02 abr 2013 - 12:16

O dendê é famoso na culinária do Norte e Nordeste brasileiro. O Pará, que é o maior produtor de dendê do Brasil, agora investe em um novo produto extraído da palmeira: o biodiesel. A expectativa é que a produção em escala já comece em 2015.

O dendezeiro é uma palmeira originária da costa oriental da África, mas tem mudado o cenário da agricultura no Pará. O estado tem uma área plantada que chega a 140 mil hectares e já é responsável por 90% da produção de dendê no Brasil.

O Pará produz por ano 770 mil toneladas de óleo de palma, que é extraído do fruto do dendê. A maior parte da produção é usada nas indústrias de alimentos e cosméticos. Mas nos próximos anos a palmeira também será usada na produção do biodiesel.

A primeira indústria foi instalada no ano passado no município de Moju, a 150 km da capital paraense. Foi investimento de $ 500 milhões. O combustível deve ser produzido a partir de 2015.

A ideia é recuperar áreas degradadas. As plantações de dendê substituem pastagens e terras abandonadas de outras atividades agrícolas. A empresa estima que existam próximas a capital do estado áreas devastadas que juntas somam 5 milhões de hectares.

Além de favorecer o meio ambiente com o resgate de carvão, o biodiesel pode ajudar a impulsionar a economia do país. “Para se ter uma ideia, 5 milhões de hectares, se plantados com palma geraria um PIB superior  a todo o agronegócio da cana de açúcar no Brasil”, afirma Edson Barcelos, coordenador de desenvolvimento do projeto.

O uso do óleo de dendê para a produção do biodiesel está animando os pequenos agricultores da agricultura familiar. A empresa dá as mudas, assistência técnica e promete comprar a produção dos próximos 30 anos.  124 famílias já são beneficiadas pelo projeto e outras 500 estão inscritas.
Tags: Dende Pará