PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Importações de óleo de palma pela Índia disparam com desconto sobre concorrência


Reuters - 15 dez 2022 - 10:44

As importações de óleo de palma pela Índia, o maior comprador do mundo, aumentaram em novembro em 29% em relação ao mês anterior, com grandes descontos do produto sobre os rivais óleo de soja e de girassol, tornando as compras lucrativas para refinarias locais, disse um órgão comercial na quarta-feira.

As importações no mês passado foram de 1,14 milhão de toneladas, mais que o dobro do ano anterior, disse a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA, na sigla em inglês), com sede em Mumbai, em comunicado.

O aumento das importações indianas ajudaria o principal produtor, a Indonésia, a reduzir seus estoques e poderia apoiar os preços de referência do óleo de palma da Malásia, que caíram quase pela metade em relação aos recordes deste ano.

Os embarques de óleo de palma para novembro foram muito mais baratos do que o óleo de soja, o que levou as refinarias a trocarem a matéria-prima, disse um negociante de Mumbai com uma casa comercial global.

Para os embarques de novembro, os compradores fizeram pedidos principalmente em outubro, quando o óleo de palma estava quase 500 dólares por tonelada mais barato do que o óleo de soja rival, enquanto a Indonésia tentava reduzir seu estoque, disseram comerciantes.

As importações totais de óleos vegetais pela Índia em novembro aumentaram 10,6%, para 1,55 milhão de toneladas, informou a SEA.

As importações de óleo de soja caíram 31%, para 229.373 toneladas no mês passado, enquanto as importações de óleo de girassol aumentaram 8,8%, para 157.709 toneladas, afirmou.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Mais cedo neste ano, os embarques de óleo de soja do Brasil tiveram forte impulso da demanda indiana.

A participação do óleo de palma nas importações de óleo vegetal da Índia saltou para 75% em novembro.

Mas a participação pode cair nos próximos meses devido ao estreitamento do desconto para os óleos rivais e à medida que as temperaturas estão caindo na Índia por causa do inverno, disse um negociante de Nova Délhi com uma trading global.

As importações de óleo de palma da Índia geralmente são moderadas durante o inverno, pois solidifica em temperaturas mais baixas.

O óleo de palma bruto está sendo oferecido a 975 dólares a tonelada, incluindo custo, seguro e frete (CIF), na Índia para janeiro, contra 1.300 dólares para o óleo de soja bruto, disseram os negociantes.

Rajendra Jadhav e Ashitha Shivaprasad – Reuters