PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina não consegue cumprir mistura obrigatória


BiodieselBR.com - 20 nov 2012 - 17:34 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
argentina mistura_201112
As petrolíferas da Argentina não estariam conseguindo atingir a meta de 7% de mistura de biodiesel no óleo diesel consumido no país vizinho, como determinado pelo governo de Buenos Aires. Segundo noticiado pela imprensa local, as dificuldades no abastecimento do mercado interno teriam sido ocasionadas pelo fechamento de diversas usinas pequenas e médias que não conseguem produzir depois da redução no preço pago pelo biodiesel.

Na Argentina, enquanto as usinas de grande porte se dedicam principalmente ao mercado exportados, as unidades de porte mais modesto abastecem a demanda do mercado interno criada pela mistura obrigatória. Acontece que, em agosto passado, o Ministério da Economia reduziu em 15% os preços do produto. O valor foi considerado inviável pelos fabricantes. Recentemente, a Casa Rosada começou a falar em adotar preços diferenciados para os fabricantes de menor porte.

Embora estejamos nos aproximando do final do mês, a Secretaria de Energia do governo argentino ainda não anunciou os valores do biodiesel para novembro. No momento, continua valendo o preço de outubro de $ 4.661 pesos por tonelada de biodiesel.

Segundo o diário El Cronista, a mistura não foi atingida nos dois últimos meses – setembro e outubro – e, provavelmente, não seria atingida também em novembro.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações: El País, El Cronoista
Tags: Argentina