PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Eventos

Seminário que discutirá B20 Metropolitano acontece amanhã


BiodieselBR.com - 20 mai 2015 - 12:42
SeminarioB20 200515
Amanhã (21) acontece em Brasília (DF) o seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras. Promovido pela União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) em parceria com a Embrapa Agroenergia, o evento deve reunir representantes de 40 das maiores cidades brasileiras, governo federal e academia para discutir as vantagens potenciais do uso de misturas maiores de biodiesel.

Chamada de B20 Metropolitano, a proposta defendida pela Ubrabio advoga que cidades com mais de 500 mil habitantes passem a adicionar 20% de biodiesel no combustível usado pelas frotas das empresas de transportes coletivos.

Segundo os defensores da ideia, a proposta não teria impactos financeiros significativos uma vez que a atual frota já poderia rodar com B20 sem a necessidade de adaptações nos motores e o preço do biodiesel já não é mais tão grande em relação ao diesel fóssil. Além disso, os ganhos na saúde pública gerados pela menor emissão de poluentes perigosos mais do que compensariam qualquer custo adicional.

O evento também celebra o 8º aniversário da Ubrabio. Durante o seminário serão homenageados Odacir Klein, presidente da Ubrabio desde a fundação da entidade e Florival Carvalho, diretor da ANP.

Programação

10h00 – “Biodiesel Brasileiro: Qualidade e Distribuição”, com Aurélio Amaral, Superintendente de Abastecimento da ANP;
10h20 – “Biodiesel – o combustível social”, com Marco Aurélio Pavarino, Coordenador-Geral de Biocombustíveis da Secretaria de Agricultura Familiar do MDA;
10h40 – “Vantagens do uso do B20 em frotas urbanas”, com Paulo Mendes, Vice-Presidente da B100 Participações;
11h00 – “Impactos diretos e indiretos da Poluição Atmosférica Veicular na Saúde Humana – benefícios e cobenefícios da redução de emissões de poluentes no contexto da saúde pública”, com Samya de Lara Pinheiro, doutora em Medicina pela USP e pela Escola de Saúde Pública de Harvard/EUA;
14h00 - Encerramento e almoço;


Seminário B20 Metropolitano – Mobilidade Sustentável para as Cidades Brasileiras
Quando: 21 de maio de 2015 (quinta-feira), das 9h às 14h
Onde: Centro de Eventos Brasil 21 – Complexo Brasil 21. SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul. Brasília-DF.
Inscrições: gratuitas e limitadas. Solicitações devem ser feitas pelo e-mail: [email protected]