CropEnergies quer levantar 250 mi euros com lançamento de ações
FRANKFURT - A CropEnergies, unidade de etanol da Suedzucker, maior empresa de açúcar da Europa, informou na segunda-feira que planeja levantar até 250 milhões de euros com sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Os recursos serão investidos para triplicar a capacidade de produção.
A companhia afirmou que pretende investir de 300 milhões a 330 milhões de euros nos próximos três anos e ampliar sua capacidade de produção de etanol para mais de 750 mil metros cúbicos até 2008/09.
Os planos foram divulgados poucos dias depois da concorrente alemã Verbio afirmar que pretende lançar ações em outubro e gastar até 400 milhões de euros para expandir sua capacidade de produção de biodiesel e etanol.
"Teremos triplicado nossa capacidade de produção nos próximos dois a três anos", declarou Lutz Guderjahn, membro do conselho diretor da CropEnergies, numa entrevista coletiva.
A União Européia espera que os biocombustíveis correspondam a 5,75 por cento de todo o combustível utilizado na área de transporte do bloco até 2010.
Além da CropEnergies e da Verbio, a BDI BioDiesel, produtora austríaca de biocombustível, planeja abrir seu capital em 25 de setembro, em Frankfurt.
No ano passado, duas produtoras alemãs de biocombustível, a EOP Biodiesel e a Biopetrol Industries, fizeram suas estréias na bolsa.
As ações de empresas de biocombustíveis atraem investidores, mas alguns analistas consideram que o investimento é arriscado uma vez que o setor depende muito de decisões políticas.
"Todo o setor é muito novo. A questão é se todos esses grandes investimentos irão compensar", afirmou Arndt Krakau, analista do HSH Norbank.
Apesar do lançamento de ações, a Suedzucker declarou que vai manter o controle da CropEnergies.
O intervalo de preços e o número de ações que serão colocadas à venda vão ser divulgados durante um road-show com investidores que começa na segunda-feira.
Por Ulf Laessing e Ralf Banser


.gif)

