PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Qualidade do diesel apresenta melhora animadora


BiodieselBR.com - 28 jun 2011 - 11:11 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Em maio, o índice de não-conformidade do óleo diesel ficou em 1,5%. Este valor é praticamente o mesmo registrado no mês de abril – quando a não-conformidade ficou em 1,4%. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na edição de maio de seu Boletim Mensal do Monitoramento dos Combustíveis Líquidos Automotivos.

Considerando o ano como um todo, os níveis de qualidade do óleo diesel apresentaram uma melhora animadora. Depois de registrar uma média de 3,4% de não-conformidade nos primeiro três meses do ano – 3,6%, 3,2% e 3,4% respectivamente –, os índices despencaram para menos da metade disso nos dois meses mais recentes. Considerando o acumulado no ano, o índice de não-conformidade de 2011 fica em 2,85%, abaixo dos 3% registrados ao longo de 2009, ano em que a mistura aumentou sua proporção de B3 para B4.

Só dois estados brasileiros apresentaram piora na qualidade do diesel durante o mês de maio: Mato Grosso do Sul que foi de 2% para 2,7% e Roraima onde o índice foi dos preocupantes 8% do mês passado para calamitosos 11,1%.

Notícia ruim
Mas os dados não mostram só boas noticias. Apesar do número de amostras com problemas no teor de biodiesel ter caído, este fator foi o líder absoluto da não-conformidade do diesel no últimos dois meses. Ele foi o responsável pela reprovação de 47,7% das amostras de diesel do período. Índice bem próximo aos 49,6% de abril e muito acima dos 30,4% registrado na média do trimestre anterior.

A principal explicação para a melhora na qualidade do diesel está no fator aspecto. Nos primeiros três meses do ano problemas no aspecto foram encontrados em 142 amostras (na média por mês). Já nos dois meses seguintes a média caiu para 25 amostras.

Clique nas imagens abaixo para ampliar:

 

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com