Petrobras e Galp juntam-se para formar a Brasgalp e produzir biodiesel
A Petrogal e a Petrobras vão se juntar no setor de biocombustíveis. Na quarta-feira, as empresas formalizaram a criação de uma joint venture – a Brasgalp – para atuar no setor. A proposta é incentivar a produção de biodiesel e abastecer o mercado europeu.
O diretor da área internacional da Galp, Fernando Gomes, diz que já foi assinado o documento de criação da Brasgalp, que será formalizada em janeiro. Em entrevista ontem no Recife, Gomes não falou em investimentos, mas adiantou que a Brasgalp terá capital 50% da Galp e 50% da Petrobras. Segundo Gomes a idéia é produzir biodiesel a partir de oleaginosas que não são utilizadas na alimentação humana. “Não queremos criar conflito com a produção de alimentos. Por isso, vamos apostar em matérias-primas como mamona e pinhão manso”, afirma.
Portugal dispõe de poucas alternativas e oleaginosas para a produção de biodiesel, enquanto o Brasil poderá se transformar numa grande fronteira produtora. O uso do biodiesel é determinado por lei em Portugal, exigindo uma mistura de 5,7% nos combustíveis. Além dos portugueses, outros mercados europeus estão a procura de combustíveis alternativos e menos poluentes, o que abre uma oportunidade para o Brasil.
O executivo garantiu que o objetivo da Brasgalp não será entrar em conflito com o que já vem sendo desenvolvido na área no País. “Será um investimento complementar”, comentou.
A expectativa do diretor é que a Brasgalp entre em operação em 2010, com uma produção de 900 mil toneladas de óleo. A meta é exportar o biocombustível para a Europa. De Pernambuco sairá o óleo, o refino será feito em Portugal.
Argentina
Também ontem, o presidente da Argentina Néstor Kirchner, afirmou que a Petrobras e a espanhola Repsol YPF precisam investir mais em suas operações na Argentina. O convite foi feito uma semana depois da administração Kirchner subir os impostos de exportação para óleo, combustíveis e outros produtos do petróleo, é pouco provável que venha a motivar os grupos.
BiodieselBR.com com agências