PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Paranaguá ganha usina que transforma óleo de fritura em biodiesel


Assessoria da Fiep - 06 jun 2011 - 06:05 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, e o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inauguraram neste sábado (4) a usina construída pelo Senai Paraná, que transforma óleo de fritura usado em biodiesel.

Com este equipamento, o Sistema Fiep tornou-se parceiro da prefeitura de Paranaguá numa ampla iniciativa socioambiental. A usina integra o Programa de Gerenciamento de Óleos e Gorduras Vegetais, criado por lei municipal, para minimizar o impacto desses poluentes no meio ambiente.

A prefeitura incentiva pequenos geradores de óleo de fritura (residências, lanchonetes, restaurantes) a guardarem o produto (em garrafas pet) e levá-lo aos pontos de coleta. Caminhões da prefeitura recolhem o produto e levam para processamento na usina.

O biodiesel resultante será usado para movimentar ônibus do transporte escolar, caminhões, tratores e outros veículos da frota municipal. Além disso, o processo gerará como subproduto o glicerol, que será usado pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e outras entidades sociais para fabricação de sabão.

Instalada na garagem da prefeitura, a usina tem capacidade para processar mil litros de óleo usado por dia e já está operando em fase de teste. O Senai Paraná, que fez um projeto adequado ao projeto do município, também se beneficiará do equipamento.

Segundo Reinaldo Tokus, as indústrias têm interesse em produzir biodiesel para uso em seus processos produtivos. "O Senai poderá apoiá-las, pois na usina serão desenvolvidos treinamentos, demonstrações, simulações de processos, testes com diversos óleos vegetais e avaliação de contaminação", explica ele.