PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Política

Odacir Klein assume a presidência da câmara setorial do biodiesel


BiodieselBR.com - 09 fev 2012 - 07:08 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:17

Odacir Klein é o novo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel. Nem bem a nomeação foi anunciada oficialmente no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (dia 08 de fevereiro) e ele já estava participando de uma reunião com o ministro da agricultura, Mendes Ribeiro, junto com outros presidentes das Câmaras Setoriais e Temáticas do ministério.

Klein substitui o coordenador geral de agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Denilson Ferreira, no comando do organismo que procura apoiar a organização da cadeia produtiva do biodiesel. Segundo ele, o cargo permitirá atuar no sentido da diversificação das matérias-primas usadas na produção de biodiesel e na busca de mais rentabilidade para o agronegócio.

“Teremos até espaço para trabalhar na defesa do novo marco regulatório já que a Câmara reúne representantes de todos os ministérios que participam do programa do biodiesel. Temos um programa que está represado a dois anos com as comportas fechadas e os afluentes jogando água. Acho que vai dar para fazer um trabalho muito bom”, disse Klein à BiodieselBR. Ele acrescentou que, por enquanto, ainda não há um calendário oficial de reuniões da Câmara. “Na semana que vem eu devo me reunir com o pessoal do ministério para acertarmos as reuniões da câmara”, completa.

Isso não significa que ele esteja de saída da União Brasileira do Biodiesel (Ubrabio) como chegou a se especular há algumas semanas. É precisamente como representante da Ubrabio que Klein participava da Câmara Setorial. Mas como a posição da presidência exige decoro, o papel de representante da entidade nas reuniões vai caber ao diretor executivo da entidade, Sérgio Beltrão. “Como sou o presidente da câmara não posso estar lá para tomar partido”, explica Klein que, curiosamente, continua no cargo de presidente executivo da Ubrabio, embora não tenham mais funções executivas na entidade.

Na mesma portaria do MAPA, o presidente do conselho da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Carlos Battistella, foi nomeado para o cargo de consultor especial da Câmara.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com