PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

MT: Bônus da agricultura familiar para 2012 deve ser definido amanhã


Só Notícias - 28 jul 2011 - 12:32 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O valor pago de bônus, em 2012, por saca de soja adquirida da agricultura familiar para a produção de biodiesel será definido amanhã, em Mato Grosso. O encontro, entre os representantes de sindicatos de trabalhadores rurais e das indústrias, está sendo promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri). A expectativa é de um reajuste na ordem de 16,66%, passando dos atuais R$ 1,20, para R$ 1,40 por saca.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para manter os incentivos do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, as indústrias devem adquirir 30% da matéria prima da agricultura familiar. Essas empresas ganham um selo social que proporciona benefícios nos leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em Mato Grosso, o bônus foi instituído para alavancar as negociações entre agricultor e indústria.

“O objetivo do MDA é fomentar a participação dos pequenos produtores e beneficiar as indústrias com as vantagens competitivas do Selo. Além do bônus, outro tópico que será tratado no encontro é a fiscalização dos contratos entre a indústria e o agricultor. Existem falhas que precisam ser corrigidas”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Mutum, João Paulo Félix.

Hoje, a partir das 13h, os sindicatos já estarão reunidos para definir a proposta que será levada para a reunião, amanhã. Entre as empresas do Médio Norte que devem participar estão a Barralcool (Barra do Bugres), Biopar (Nova Marilândia), Agrosoja (Sorriso), Fiagril (Lucas do Rio Verde) e Bioauto (Nova Mutum).

Márcio Uhde