PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Gordura de jacaré é transformada em biodiesel


EXAME.COM - 19 ago 2011 - 08:31 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Que tal encher o tanque com biocombustível obtido da gordura de jacaré? A ideia, aparentemente sem pé nem cabeça, está sendo levada a risca por pesquisadores da Universidade Americana de Luisiana. Eles descobriram que a gordura de jacaré pode ser um excelente candidato para produção de biodiesel.

O argumento é sustentado não apenas pelas características do lipídio animal, mas por ser uma solução possível de destinação para cerca de 15 mil toneladas de gordura de jacaré que são jogadas fora todos os anos pelas fazendas de Louisiana, que criam esses animais em cativeiro para fins comerciais.

Liderada pelo professor de engenharia química Dr. Rakesh Bajpai, a equipe acredita que é melhor utilizar esse subproduto do processamento da carne de jacaré para um propósito maior. Para testar essa hipótese, os cientistas obtiveram algumas amostras de gordura de jacaré congelada de produtores locais.

Depois de aquecer o produto no microondas e usas solventes químicos, eles chegaram a um óleo de ácido graxo que preenche todos os requisitos de alta qualidade do biodiesel. De acordo com os pesquisadores, o biodiesel da gordura de jacaré poderia ajudar a satisfazer a demanda do país por biocombustível, além de evitar o desperdício de alimentos.

Vanessa Barbosa

Tags: Jacaré