PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Cidades

Extrair do grão o óleo, o alimento e a renda


. - 24 nov 2011 - 07:09 - Última atualização em: 28 fev 2012 - 22:39

Ao participar da inauguração da unidade esmagadora de grãos da BSBios, sociedade com a Petrobras Biocombustíveis, em Passo Fundo, nesta terça-feira, lembrei da música Cio da Terra, do Chico Buarque e do Milton Nascimento, e das ações que desenvolvemos na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio.

“Debulhar o trigo, recolher cada bago do trigo, forjar no trigo o milagre do pão e se fartar de pão”, diz a canção. É isso que ocorre ao transformarmos o que vem da produção primária, ao invés de exportar como matéria-prima. Esmagar o grão, processar o óleo e o farelo, a carne e o leite para agregar valor aos produtos e gerar distribuição mais horizontal da renda em nosso Estado.

Das oleaginosas, extraído o óleo, resta 80% de farelo para a alimentação animal. Queremos exportar mais suínos, aves e derivados do leite. Fartar-nos dos benefícios gerados pela agregação de valor à produção primária, com o crescimento do PIB, geração de renda e de empregos no setor primário.

Trabalhamos, seguindo a orientação do governador Tarso Genro, para aumentar a atividade agroindustrial, com nível cada vez maior de transformação dos produtos que saem do campo. E isso já começou a acontecer aqui.

Erechim sedia uma usina de biocombustível, mas compartilha ICMS gerado pela atividade industrial com outros 30 municípios fornecedores de matéria-prima. Exemplo de descentralização do desenvolvimento com cooperação regional.

Ao criarmos a Câmara da Agroenergia, na semana passada, constituímos espaço de diálogo com produtores, indústria, universidades e entidades representativas. Vamos qualificar, ainda mais, a política estadual de estímulo à produção de grãos para a geração de energia. Isso cria mais empregos, faz aumentar a renda dos produtores, aquece as vendas do comércio, gera renda para que o Estado e municípios invistam mais em saúde, educação e segurança, por exemplo.

Luiz Fernando Mainardi é Secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegocio do Rio Grande do Sul
Jornal do Comércio - RS