PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

EUA: especificação para bioquerosene deve ser aprovada


BiodieselBR.com - 14 jun 2011 - 08:51 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O Comitê de Produtos de Petróleo e Lubrificantes da ASTM International – equivalente norte-americano de nosso ABNT – aprovou de forma provisória uma nova especificação para um combustível renovável hidroprocessado para jatos que poderá abrir caminho para o uso de misturas entre biocombustíveis e combustíveis convencionais na aviação comercial. A especificação revisada deverá ser publicada de forma definitiva em agosto.

"Esse é um passo importante rumo uma mais verde e mais independente de energia para a aviação”, disse Randy Babbitt, da Administração Federal da Aviação dos EUA, em um comunicado oficial publicado nessa sexta-feira. “Nós acreditamos que a publicação de uma norma dentro das próximas semanas abrirá as portas para a produção de biocombustíveis para a aviação comercial que poderão ser usados sem a mudança de sistemas das aeronaves ou da infraestrutura dos aeroportos”, disse o servidor.

Uma vez finalizada, a nova norma ASTM permitirá o uso de blends com até 50% de biocombustíveis produzidos a partir de matérias-primas como a camelina, o pinhão-manso e as algas.

O presidente da Associação de Transportes Aéreos dos Estados Unidos, Nicholas Calio, disse que o endosso do comitê da ASTM é significativo para todos os consumidores de combustíveis aeronáuticos e deixa a indústria aérea um passo mais perto da produção generalizada de energia limpa. “Os combustíveis alternativos nos ajudarão a atender nossas metas ambientais e a aumentar a segurança e competitividade de nosso suprimento energético”, arremata.

Fonte: ATW online
Tradução e adaptação BiodieselBR.com