PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Brasilia irá sediar o segundo congresso brasileiro de pesquisa em pinhão-manso


Embrapa Agroenergia - 14 jul 2011 - 07:23 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

“Pinhão-manso: focando em soluções para produção de biocombustíveis” é o tema do II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão-manso acontece em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro, com enfoque nos resultados de pesquisa e os novos caminhos nacionais e internacionais para a cultura.

O evento, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa Agroenergia e Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), tem como público alvo pesquisadores, representantes governamentais, industriais, técnicos, professores, estudantes, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários e produtores rurais.

Durante o Congresso, os vários segmentos da pesquisa pública e privada terão a oportunidade de intercambiar conhecimentos e experiências, de modo a impulsionar o avanço científico da pesquisa com o pinhão-manso e, conseqüentemente, contribuir para a inserção dessa oleaginosa na produção de biocombustíveis, rações e biofertilizantes. O evento também visa promover a integração entre os vários segmentos da pesquisa pública e privada, para superar barreiras e proporcionar, de forma ágil, o avanço científico da pesquisa com a cultura.

Uma das pesquisas em destaque é a identificação, pela Embrapa Agroenergia, de uma variedade que não tem ésteres de forbol e cuja torta pode ser utilizada na ração animal. Outro assunto de grande importância é a utilização do pinhão-manso para a produção de bioquerosene para aviação, uma demanda mundial e para a qual a cultura tem sido apontada como prioritária.

As áreas temáticas para o envio de trabalhos científicos, são: genética e melhoramento, produção de sementes e mudas, sistema de plantio, podas e tratos culturais, ecofisiologia, nutrição mineral e irrigação, plantas daninhas, pragas e doenças, colheita, pós-colheita e qualidade, processos agroindustriais, aproveitamento de resíduos e coprodutos e estudos sócio-econômico-ambientais.  A data final para envio dos trabalhos é 26 de setembro.

Daniela Garcia Collares