PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

BNDES recebe empréstimo de R$ 1,2 bi da Europa para projetos de energia renovável


UOL Notícias - 06 out 2011 - 09:30 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) recebeu um empréstimo de 500 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão) do Banco Europeu de Investimentos (BEI), informou o banco de fomento brasileiro. É a primeira operação realizada entre as duas instituições.

O contrato foi assinado em Bruxelas, na Bélgica, nesta quarta-feira (5), e estabelece que os recursos devem ser utilizados em projetos de energia renovável.

O BNDES deve selecionar em sua carteira projetos passíveis de apoio e submetê-los para aprovação do BEI.

O objetivo é apoiar ações que busquem reduzir as emissões de gases causadores de efeito estufa e amenizar as mudanças climáticas. Também devem ser contemplados projetos de aumento da eficiência energética, inclusive em instalações industriais, em sistemas de aquecimento e refrigeração e em geração de energia, além de investimentos de adaptação à mudança climática.

A linha do BEI de Mitigação da Mudança Climática no Brasil oferecerá crédito para investimentos de pequeno e médio portes. Serão concedidos empréstimos para até 25 projetos nos setores de energia e eficiência energética --incluindo pequenas centrais hidrelétrica (PCHs, de até 30MW)-- usinas alimentadas a biogás ou biomassa, hidrelétricas de médio porte e parques eólicos, bem como fábricas de equipamentos relacionados a energias renováveis.