O departamento disse que a importação de biodiesel norte-americano, cuja produção recebe subsídios em seu país de origem, está prejudicando a indústria australiana, que perdeu fatias do mercado interno por causa da queda nas vendas do produto.
De acordo com um comunicado do órgão, a alíquota da tarifa reflete o tamanho das margens de dumping e subsídios, o nível dos preços das importações, e o consequente impacto sobre a indústria australiana, incluindo a perda de volume de vendas e de fatia de mercado, redução de lucros e de rentabilidade. A investigação foi iniciada em 22 de junho, a pedido da Australia's Biodiesel Producers Ltd., que reúne os fabricantes do país.
O departamento deverá apresentar um relatório ao Ministério de Assuntos Internos até o dia 22 de dezembro, que determinará as medidas a serem adotadas. Dependendo dessa decisão, a tarifa antidumping poderá ser mantida ou revogada. A empresa Australian Renewable Fuels Ltd. disse em comunicado que o anúncio do Departamento de Alfândega destaca a necessidade de impedir a importação de biodiesel dos EUA a fim de evitar prejuízo para a indústria australiana.
Ana Conceição
As informações são da Dow Jones