PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
João Tenório

Subsídios necessários


Senador João Tenório - 10 set 2007 - 15:54 - Última atualização em: 19 dez 2011 - 11:30

A produção de biodiesel no país ainda está aquém da demanda, com ofertas inferiores às expectativas do mercado. E soluções para que esse suprimento seja eficiente pipocam em demasia, como, por exemplo, sugestões alternativas à soja,  que vem encarecendo nos últimos meses.

No entanto, acredito que o caminho para a pavimentação de uma boa produção seja outro. É realmente fato que existem dificuldades de escassez de matrizes energéticas diversificadas, mas as metas de produção esperadas não serão atingidas se não houver a presença maciça do governo neste setor.

Qualquer ramo que surja no Brasil para competir com derivados do petróleo deve ter os devidos subsídios governamentais para conseguir avançar. Isso não representaria uma concessão do estado em benefício de uns e detrimento de outros, mas sim, a correta atuação do governo em prol da concorrência e do melhor preço final para o consumidor.

 Ações desse tipo já acontecem em diversos países, como nos europeus, por exemplo, e vêm trazendo inúmeros benefícios, tanto para o mercado como para o comprador. Afinal, é de interesse de todos a oferta de um biodiesel de qualidade e que possa competir em pé de igualdade com os combustíveis derivados do petróleo.

Senador João Tenório (PSDB-AL) é engenheiro químico e preside a subcomissão dos Biocombustíveis do Senado Federal (Crabio).

E-mail: [email protected]