A partir de janeiro de 2006, a cooperativa Grão Norte, em parceria com o Governo de Roraima, vai produzir biodiesel. A experiência, que já está sendo realizada por produtores de soja de Roraima, foi apresentada pelo presidente da cooperativa, Dirceu Vinhal, para os visitantes da XXIII Expoferr agora a pouco.
A produção e comercialização do Biodiesel em Roraima serão viabilizadas pela cultura da soja no lavrado. Os grãos são triturados e deles retirado o óleo de soja, utilizado para o funcionamento dos motores de veículos e outras máquinas.
Para Dirceu Vinhal, o biodiesel traz grande expectativa para o Estado. “É um produto de qualidade e mais barato. O litro do biodiesel vai sair a R$ 1,00 enquanto o litro de óleo diesel custa R% 2,29. Vamos estar preservando o meio ambiente e trazendo perspectivas para Roraima”, disse.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento é que vai fornecer a máquina de esmagamento para a produção do Biodiesel. Dirceu acredita que a partir do mês de fevereiro o produto esteja à disposição do consumidor.