Biodiesel

Em discurso nesta quarta-feira (7), o senador Augusto Botelho (PT-RR) apontou o "excelente potencial" da palmeira inajá como fonte para produção de biodiesel. O inajá é uma palmeira oleaginosa nativa da região amazônica, muito abundante em Roraima, na região de transição da vegetação nativa de Cerrado para a Floresta Amazônica, informou o senador.

Citando pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), Augusto Botelho disse que a palmeira é capaz de gerar 3.690 litros de biodiesel por hectare ao ano, superando, em produtividade, outras fontes tradicionais.

Augusto Botelho informou que a palmeira alcança até 20 metros de altura, tem palmito nobre, polpa e amêndoas de onde é extraído o óleo, que pode ser utilizado na indústria alimentícia, de cosméticos, de produtos farmacêuticos e rações.

- O mais promissor é que, além de tudo isso, pode ser fonte de geração de energia - disse.

Augusto Botelho informou ainda que deverá ser construída no município de Mucajaí uma usina de biodiesel em parceria com a Petrobras. Com a construção da nova usina, muitos pequenos agricultores de Roraima serão beneficiados, podendo fortalecer seu sistema de produção sustentável, assinalou o senador.

Veja mais