PUBLICIDADE
CREMER2025_novo CREMER2025_novo
Biodiesel

Empresa portuguesa quer produzir 100 mil toneladas de biodiesel por ano


Jornal de Negócios com Lusa - 15 jun 2007 - 10:51 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A Prio, empresa do grupo Martifer, vai produzir oito mil toneladas por mês de biodiesel a partir do terceiro trimestre de 2007 e quer alcançar as 100 mil toneladas por ano já em 2008, revelou hoje um dos administradores da empresa.

Para isso, a empresa pretende produzir duas mil toneladas de óleo de girassol através de uma parceria com 350 agricultores portugueses a trabalhar uma área total de 15 mil hectares.

O girassol, de acordo com o administrador da empresa, António Martins, é uma "execelente cultura energética que se enquadra em Portugal pelas condições climatéricas", para além de constituir junto dos agricultores "uma produção de baixo custo, pelo baixo consumo de água, e com um impacto ambiental menor".

Portugal
 "O sector agrícola sempre foi uma grande alavanca deste país e que ultimamente não tem estado a ser"

Segundo António Martins, esta parceria entre a PRIO e os 350 agricultores portugueses vai estimular a criação de novos postos de trabalho, salientando que a agricultura "precisa de desafios destes e de empresas que criem hipóteses dos agricultures rentabilizarem as suas explorações".

"Esta é mais uma oportunidade dos agricultores fazerem dinheiro e toda esta panóplia dos biocombustíveis é necessária para a agricultura, desde que haja também a postura da parte do Governo de apoiar as empresas que trabalhem com produtores nacionais e que estimule a produção nacional para recriar riqueza", sustentou o administrador da PRIO.

"O sector agrícola sempre foi uma grande alavanca deste país e que ultimamente não tem estado a ser", lamentou.