Biodiesel subvencionado pelos EUA causa protesto na Espanha
O governo espanhol recebeu reclamação dos setores produtivos para que leve à Comissão Européia um protesto contra a importação de biodiesel dos Estados Unidos, cuja produção está subvencionada pelas autoridades daquele país, informou a mídia espanhola no domingo (3).
A solicitação foi apresentada na câmara de deputados pelo Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e exige que sejam adotadas medidas antidumping e de defesa comercial contra o combustível importado dos Estados Unidos.
O pedido considera que a concorrência desleal permite aos Estados Unidos venderem nos países da União Européia 30 por cento mais barato, o que afeta com força a incipiente indústria espanhola produtora de biodiesel.
A nota explica que essas importações são vendidas na Espanha a um preço que oscila entre 600 e 650 euros a tonelada, contra 750 do custo de produção neste país europeu.
O PSOE assinala em sua solicitação que, se não forem tomadas medidas, aumentará a importação de biocombustíveis americanos , o que afetará negativamente a indústria nacional e européia.