PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Projeto exige coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado


PanoramaBrasil - 31 jan 2008 - 06:51 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

Tramita na Câmara o PL 2074/07, do deputado William Woo (PSDB-SP), que obriga postos de gasolina, hipermercados e empresas vendedoras ou distribuidoras de óleos de cozinha a manter estruturas para coleta de óleo de cozinha usado. O autor explica que a coleta é necessária porque a substância, geralmente jogada na pia ou no lixo, é muito poluente.

As empresas deverão ainda reciclar os resíduos, que podem ser transformados em sabão, detergente ou biocombustível. Além disso, também terão de informar a sociedade sobre a estrutura de coleta e sobre a capacidade poluente do óleo de cozinha. "A falta de informação popular nesse sentido faz com que os usuários não tenham noção da utilidade dos resíduos, nem tampouco dos malefícios que podem ser causados pelo despejo ou mesmo pelo mau armazenamento", enfatiza Woo.
{sidebar id=13}
De acordo com cientistas, o óleo usado que chega intacto aos rios e às represas da cidade fica na superfície da água e pode impedir a entrada da luz que alimentaria os fitoplânctons, organismos essenciais para a cadeia alimentar aquática. Além disso, quando atinge o solo, tem a capacidade de impermeabilizá-lo, dificultando o escoamento de água das chuvas, por exemplo.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, passará pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

com Agência Câmara