O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje, durante visita à cidade de Montes Claros (MG), a decisão do governo federal de instalar no município um dos três primeiros complexos de unidades industriais para a produção de biodiesel da Petrobras. Serão investidos cerca de 80 milhões de reais na obra, que entra em operação em 2007.
No complexo industrial de Montes Claros serão produzidos, aproximadamente, 48 milhões de litros de biodiesel por ano, gerando uma receita estimada de 50 milhões de reais, no período, para os produtores da matéria-prima, que envolve cerca de 15 mil famílias. Os outros dois complexos industriais serão implementados nos municípios de Quixadá (CE) e Candeias (BA), com investimentos e capacidade de produção semelhantes ao de Montes Claros.
A Petrobras programou investimentos de 390 milhões de reais, até 2010, para desenvolver a produção de 480 milhões de litros por ano de biodiesel, em consonância com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel do governo federal. O programa de investimentos da Petrobrás privilegiou, em seus primeiros projetos, o desenvolvimento da produção de oleaginosas na região do Semi-Árido brasileiro, visando criar oportunidade de inclusão social sustentável, através da geração de renda para a agricultura familiar.
Redação Terra:
Lula defende biodiesel em inauguração em MG
O presidente Luis Inácio Lula da Silva defendeu na tarde desta quinta-feira, 22 de dezembro, a utilização do biodiesel por ser barato e ter recursos abundantes. A declaração foi feita depois que o presidente anunciou a construção da terceira Unidade Industrial para a produção de Biodiesel da Petrobras na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais."Em 2003, tomamos a mais importante decisão que o nosso governo tomou, a opção pelo biodiesel. E ela só vai produzir efeito daqui 10 anos".
Segundo o presidente, a Petrobras decidiu fazer um investimento de R$ 80 milhões em Montes Claros para produzir 48 milhões de litros de biodiesel, gerando uma receita de R$ 50 milhões por ano para os produtores de matéria prima. "Neste primeiro momento, as empresas vão comprar a mamona da agricultura familiar. O que é outra vantagem para o pequeno produtor", disse. A vantagem para a cidade, destacou o presidente, é que cada emprego na fábrica significa mil empregos no campo. Ele estima que a fábrica de biodiesel deve gerar 15 mil empregos.