PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo volta a subir e fecha em alta de até 3% com expectativa de cortes pela Opep+


Valor Econômico - 02 jun 2023 - 10:46 - Última atualização em: 16 jun 2023 - 16:21

Os contratos futuros do petróleo fecharam o dia em alta firme, diante do ressurgimento da possibilidade, entre analistas, de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) anuncie mais cortes de produção quando se reunir, a partir deste fim de semana.

O barril do petróleo do Brent - referência global - para agosto subiu 2,31%, a US$ 74,28, enquanto o WTI, com entrega prevista para julho, avançou 2,95%, a US$ 70,10.

“O fato de o mercado estar ignorando o acúmulo surpresa nos estoques [em dados semanais da EIA divulgados hoje] sugere que os traders podem estar se concentrando em uma surpresa da Opep”, disse Peter Cardillo, da Spartan Capital, por e-mail.

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos subiram 4,489 milhões de barris na semana passada, terminada em 26 de maio, contrariando a projeção de queda de 1,4 milhão de barris, de economistas consultados pelo "The Wall Street Journal".

"Em outras palavras, um pequeno corte na produção pode acontecer”, completa Cardillo.

A mudança no sentimento se deve, também, ao relatório de manufatura do ISM dos EUA, que mostrou que a atividade fabril do país contraiu pelo sétimo mês consecutivo, o que sinaliza que a fraqueza da demanda por petróleo persistirá.

Igor Sodré – Valor Econômico
Com Dow Jones Newswires

Tags: EIA Eua Opep wti Brent