Petróleo tem forte avanço com queda expressiva nos estoques dos EUA
Os preços do petróleo fecharam a quarta-feira (17) em alta expressiva depois que o Departamento de Energia (DoE) dos EUA revelou uma forte queda nos estoques americanos na semana passada. O mercado de petróleo segue, contudo, em alerta com preocupações sobre uma potencial queda na demanda global da commodity, principalmente da China, que vem revelando crescimento do PIB menor que o esperado.
No fechamento, o Brent, a referência mundial, para setembro subiu 1,61%, a US$ 85,08 por barril. Já o WTI, a referência americana, para agosto avançou 2,59%, a 82,85 o barril.
Segundo o DoE, o volume estocado de petróleo nos Estados Unidos diminuiu em 4,87 milhões de barris, na semana encerrada na última sexta (12), para 440,226 milhões. O resultado surpreendeu o mercado, que esperava uma estabilidade nos estoques. Já os estoques de gasolina anotaram uma alta de 3,328 milhões de barris na semana, para 232,994 milhões de barris, enquanto o mercado esperava uma redução de 1,3 milhão de barris.