PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petrobras registra aumento na produção do pré-sal, gasolina e diesel


Agência Brasil - 27 jul 2023 - 09:13

A produção do pré-sal no segundo trimestre do ano chegou a 2,06 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Um novo recorde em relação ao trimestre anterior que tinha registrado 2,05 milhões de barris. Por outro lado, a produção média de óleo, LGN e gás natural, caiu 1,5%. Os dados constam do Relatório de Produção e Vendas, da Petrobras, divulgado nesta quarta-feira.

Já a produção de gasolina registrou aumento de 7,4%, de acordo com a estatal, o melhor resultado desde 2014. As vendas de gasolina no segundo trimestre cresceram 4,8%, em relação ao primeiro trimestre, maior taxa registrada para o mesmo período nos últimos seis anos.

A produção de diesel também aumentou no último trimestre: 9,7%. O diesel S10, menos poluente e com menor impacto ambiental, teve recorde mensal de 442 mil barris em junho. As vendas aumentaram 0,8% no segundo trimestre.

O Relatório também destaca a redução nas emissões de gases de efeito estufa nas refinarias. Em junho, foi registrada a melhor marca desde 2019. Segundo a companhia, a redução foi equivalente a mais de 93.000 ônibus urbanos circulando cinco dias por semana, por 200 km por dia.

A gestão do presidente Jean Paul Prates à frente da Petrobras completou seis meses nesta quarta-feira. A estatal destacou entre os avanços do período, o estabelecimento de uma nova estratégia comercial para seus principais combustíveis, que resultou na queda dos preços da gasolina, do diesel, do gás de cozinha e do combustível de aviação.