PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Opep+ pode ter que repensar corte da produção de petróleo, diz AIE


Bloomberg - 10 nov 2022 - 09:10

O diretor da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol, criticou a decisão da Organização de Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) de reduzir a produção de petróleo no mês passado. Para ele, a medida deve piorar o cenário para países rumo à recessão.

“A recente decisão da Opep+ de cortar a produção em 2 milhões de barris por dia definitivamente não foi útil”, disse Birol, em entrevista nesta quarta-feira durante a COP27, realizada no Egito. A medida acelera a inflação, especialmente nos países em desenvolvimento, e pode exigir que seja “repensada”, afirmou.

A Opep e seus aliados argumentaram que as restrições à oferta são necessárias diante da alta incerteza econômica. As tendências dos preços e da demanda logo após a decisão justificaram a estratégia de alguma forma, mas agora o petróleo está novamente a caminho de US$ 100 o barril, apenas algumas semanas antes de sanções extras às exportações russas de petróleo entrarem em vigor.

Países importadores de energia na África, Ásia e América Latina serão os que mais sofrerão com o corte de produção da Opep+, de acordo com a AIE, que presta consultoria a países desenvolvidos. Investimentos em combustíveis fósseis precisam continuar – em conjunto com recursos para renováveis – de modo a aumentar a segurança energética global, disse Birol.

No passado, a AIE alertou contra mais gastos em combustíveis fósseis, tendo alertado em 2021 que os países deveriam parar de desenvolver novos campos de petróleo e gás sob o risco de enfrentar uma perigosa elevação das temperaturas globais.

Francine Lacqua – Bloomberg