PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Opep mantém previsão de oferta e demanda global de petróleo inalterada para 2022 e 2023


Valor Econômico - 14 dez 2022 - 11:08

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) manteve as previsões de oferta e demanda global nos dados divulgados nesta terça-feira, sugerindo que espera pouco impacto até agora das tentativas do Ocidente para impor um limite aos preços do petróleo russo.

A Opep manteve as previsões de crescimento da oferta de petróleo dos países membros e não-membros praticamente inalteradas em 1,9 milhão de barris por dia em 2022 e 1,5 milhão de barris por dia em 2023. O grupo também não reviu a previsão de crescimento da demanda para este ano e para o próximo. A Opep espera que a demanda aumente em 2,6 milhões de barris por dia este ano e em 2,2 milhões de barris por dia em 2023.

As mais recentes previsões sugerem que o grupo não vê razões para esperar que a produção de petróleo russo seja impactada pelas mais recentes sanções tendo como alvo as receitas do petróleo russo.

A Opep informou também no seu relatório mensal que a sua produção caiu 744 mil barris por dia em novembro para 28,8 milhões de barris por dia, com a produção da Arábia Saudita recuando cerca de 400 mil barris diários. O cartel optou este mês por manter os níveis de produção inalterados, com o corte de dois milhões de barris por dia decidido em outubro.
 

Tags: Opep Petróleo