PUBLICIDADE
padrao padrao
Negócio

Maior refinaria da Petrobras tem aumento de 24,8% na produção de diesel; veja números


G1 - 30 mar 2026 - 10:35

A maior refinaria da Petrobras registrou alta de 24,8% na produção de diesel. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que a Refinaria de Paulínia (Replan) produziu 976,5 milhões de litros do combustível em fevereiro, contra 782,2 milhões no mesmo período do ano anterior.

O crescimento no volume do derivado produzido ocorreu antes da guerra no Oriente Médio, que teve início com os ataques dos Estados Unidos e Israel ao Irã em 28 de fevereiro. Os impactos já são sentidos pelos consumidores.

Na sexta (27), a ANP mostrou que o litro do diesel acumula alta de quase 24% nos postos desde o início do conflito, passando de R$ 6,03 para R$ 7,45, em média.

O diesel é o derivado com maior volume de produção da planta em Paulínia. Em maio de 2025, a Replan colocou em operação a nova Unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT-D), capaz de produzir 63 mil barris de diesel S-10 por dia, o que equivale a 10 milhões de litros/dia. Isso é suficiente para abastecer, por exemplo, 20 mil ônibus com tanque de 500 litros.

O g1 entrou em contato com a Petrobras para questionar sobre os dados de aumento da produção, e se a planta já opera com a capacidade máxima instalada. A reportagem será atualizada assim que a companhia se manifestar.

Maior do Brasil

Maior refinaria da Petrobras, a Replan tem capacidade para processar 69.000 m³ de petróleo por dia (69 milhões de litros), o equivalente a 434 mil barris, e atende a 30% do território brasileiro.

Para efeito de comparação, a segunda refinaria em volume de processamento de petróleo é a Revap, em São José dos Campos (SP), com 40 milhões de litros por dia.

A produção de Paulínia é escoada para os seguintes locais:
• Interior de São Paulo - recebe a maior parte da produção, 55%
• Sul de Minas
• Triângulo Mineiro
• Mato Grosso
• Mato Grosso do Sul
• Rondônia
• Acre
• Goiás
• Brasília (DF)
• Tocantins

O diesel é o principal produto que sai da Replan para a as distribuidoras, mas a refinaria também produz gasolina, querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP - o gás de cozinha), óleos combustíveis, asfaltos, enxofre (parte vai para a indústria de cosméticos), propeno (usado na fabricação de plásticos) e outros derivados que são utilizados até na produção de pneus.