PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Gasolina, etanol e diesel caem na 3ª semana de março, aponta ValeCard


Reuters - 22 mar 2023 - 09:33

Os preços médios de gasolina, etanol e diesel caíram na terceira semana de março, apontou nesta terça-feira levantamento da ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

A gasolina teve queda de 0,40% na semana passada em comparação com a semana anterior, a 5,746 reais por litro, apontou o levantamento, feito com base em transações realizadas em mais de 25 mil estabelecimentos credenciados em todos os estados do Brasil.

Em nota, o Head de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues, pontuou que o recuo da gasolina veio após duas semanas de aumentos acima do projetado pelo mercado.

“Considerando o preço do petróleo no mercado internacional, que chegou ao seu menor nível em 15 meses na segunda-feira (20), há espaço para nova redução no curto prazo”, disse Rodrigues.

Na semana passada, a cotação do petróleo nos EUA (WTI) caiu 13,26%, enquanto a do tipo Brent recuou 12,45%, segundo a ValeCard.

Em 1º de março, o país voltou a cobrar impostos federais sobre combustíveis, o que aumentou o custo da gasolina em 0,47 real por litro.

Já etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, caiu 0,27% na semana passada ante a semana anterior, a 4,027 reais o litro.

No acumulado das últimas duas semanas, período que seguiu o retorno da cobrança de impostos federais sobre os combustíveis, o aumento do litro do etanol hidratado havia sido de 0,136 real.

“A queda dos preços do etanol hidratado nos postos de combustíveis reflete a redução dos preços nas usinas produtoras. Em São Paulo, por exemplo, o preço praticado pelas usinas caiu em 2,22% entre 06 e 10 de março, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq”, pontuou Rodrigues.

O diesel S-10, o mais usado no Brasil, por sua vez, recuou 0,33% nos postos de combustíveis do país entre 13 e 20 de março, em comparação com a semana anterior, a 6,240 reais por litro.