PUBLICIDADE
cremer cremer
Negócio

Empresas de ônibus alertam para risco de colapso e pedem ajuda da União


Valor Econômico - 18 mar 2020 - 13:16

A Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip) informou em nota hoje que o serviço público de transporte coletivo rodoviário de passageiros poderá entrar em colapso em até 90 dias devido a uma queda estimada de 60% da demanda.

“O colapso das transportadoras afetará 80 milhões de usuários de baixa renda que não têm alternativa para se locomoverem. Diferentemente da atenção dada pelo governo às companhias de transporte aéreo, o nosso setor não recebeu qualquer consideração”, relata a entidade.

Para a preservação das empresas e garantia da continuidade dos serviços, a associação propõe a suspensão por seis meses da cobrança do PIS, Cofins e da Cide incidente no óleo diesel, no âmbito federal, e do ICMS, tanto o que incide sobre o óleo diesel como o que é cobrado dos passageiros, no âmbito estadual.

A Anatrip também sugere a desoneração da folha de pagamento, a fim de preservar os empregos. As empresas representadas pela entidade empregam 100 mil pessoas de forma direta.

Murillo Camarotto – Valor Econômico