PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Demanda global de petróleo deve atingir níveis pré-pandêmicos no início de 2022


Reuters - 28 set 2021 - 10:03

A expectativa é de que a demanda global de petróleo alcance níveis pré-pandêmicos no início do próximo ano, conforme a economia se recupera, embora a capacidade ociosa de refino possa pesar nas perspectivas, disseram produtores e traders em uma conferência do setor nesta segunda-feira.

A perspectiva está alinhada com a previsão altista da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), mas à frente das estimativas da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

A demanda global deve aumentar para 100 milhões de barris por dia (bpd) no final de 2021 ou no primeiro trimestre de 2022, disse o presidente da Hess Corp, Greg Hill.

O mundo consumiu 99,7 milhões de bpd de petróleo em 2019, de acordo com a IEA, antes que a pandemia de Covid-19 atingisse as atividades econômicas e a demanda por combustível.

Enquanto um aumento persistente nos casos de Covid-19 em todos os mercados prejudicou a recuperação da demanda por alguns produtos refinados, como combustível de aviação, as tendências de consumo de gasolina e diesel indicam crescimento, observaram os líderes da indústria na conferência Platts APPEC 2021.

“Nós testemunhamos muita destruição da demanda como consequência da redução da atividade econômica, interrupção do transporte, interrupção do fluxo livre de mercadorias… Mas isso já passou”, disse Alan Heng, CEO interino da Pavilion Energy de Cingapura.

“Estamos lidando com o período pós-pandemia e aprendendo a conviver com o vírus… A demanda de energia começou a aumentar e isso é uma boa notícia para nós.”

Espera-se que a recuperação da demanda aumente os lucros das refinarias e crie espaço para a retorno ou nova produção, mas os especialistas alertam que a capacidade ociosa de refino seria um obstáculo.