PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Viação começa uso experimental de diesel de cana


BiodieselBR.com - 31 ago 2012 - 12:03 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
stabrigida diesel_cana_310812
A Viação Santa Brígida, empresa que opera diversas linhas de ônibus na capital paulista, acaba receber autorização da ANP para fazer uso experimental de uma mistura de diesel renovável feito de cana-de-açúcar. A autorização foi publicada ontem (30) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o texto publicado no DOU, a empresa poderá usar uma mistura ternária contendo 85% de diesel mineral S50, 10% de diesel de cana e 5% de biodiesel em 160 veículos – a frota da Santa Brígida conta com 700 coletivos. O consumo não poderá superar 800 mil litros por mês.

Essa é a primeira autorização do gênero publicada depois da Resolução ANP 23/2012, de 17 de agosto, que regulamenta o uso experimental e/ou cativo de biocombustíveis não especificados.

Antes da publicação das novas regras, duas outras viações paulistanas – Transpass e Gato Preto – já haviam sido autorizadas pela ANP a usar diesel de cana.

A autorização da Santa Brígida tem 12 meses de duração podendo ser prorrogada pelo mesmo período. A cada seis meses a empresa terá que apresentar relatórios detalhados à ANP sobra a performance do novo combustível.

No início de outubro a Conferência BiodieselBR 2012 terá um painel de discussão sobre o diesel de cana. As duas principais responsáveis por essa nova opção tecnológica – as companhias norte-americanas LS9 e Amyris – participarão do evento.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com