PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

Primeiro voo comercial com bioquerosene desembarca em Brasília


R7 - 25 out 2013 - 15:34
Bioquerosene Gol_251013_copy
Nessa quarta-feira (23), o primeiro voo comercial do País abastecido com bioquerosene aterrissou no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck, em Brasília (DF). O voo foi realizado num avião da Gol Linhas Aéreas e utilizou biocombustível feito a base de óleos vegetais e gordura animal. A data do teste comercial com o bioquerosene foi escolhida porque marca os 106 anos do primeiro voo feito por Santos Dumont.

O voo G3 1408 saiu de São Paulo (SP) com autoridades governamentais, lideranças industriais e outros convidados para a ocasião. A companhia espera disponibilizar cerca de 200 voos abastecidos com essa nova tecnologia durante a Copa do Mundo de 2014. A empresa espera reduzir em 80% a emissão de gases do efeito estufa. 

Para o governador em exercício do DF, Tadeu Filippelli, a substituição do querosene de aviação pelo bioquerosene é mais um passo que o Brasil dá a frente de qualquer outro país do mundo. “Coloquei Brasília à disposição para ser base de mistura dos combustíveis da aviação, temos um aeroporto estratégico”, disse o político que participou do teste.

Conforme cálculos da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), o combustível é quatro vezes mais caro que o querosene de aviação (QAV-1), por isso, o uso comercial dessa fonte renovável depende de incentivos do governo. Segundo o presidente do conselho da entidade, Juan Diego Ferrés, a diferença entre os preços pode ser superada. “Em poucos anos, esse custo poderá ser igual ou até inferior (ao do combustível fóssil), mas vai depender de condições viáveis”, comentou.

Segundo o ministro- da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, uma forma de incentivos já está em avaliação. “É cedo para definir como vamos operar para que essa experiência, que já é viável, seja coletivamente utilizável. Esse é o objetivo da política que vai ser formulada a partir de agora”, adiantou.

O setor de Aviação Civil brasileiro tem compromisso firmado com a Associação Internacional de Transporte Aéreo para reduzir, em 50%, a emissão de gases poluentes até 2015, em comparação aos índices de 2005.

O uso de combustíveis renováveis se tornou possível depois que a ANP publicou, em julho, resolução que permite a adição de até 50% de querosene alternativo ao QAV para consumo em turbinas de aeronaves. 

Com adaptações BiodieselBR.com