PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bioquerosene

Biocombustíveis para aviação é tema de palestra no INT


INT - 11 abr 2012 - 17:56 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

Renováveis e menos poluentes, novos biocombustíveis vêm sendo desenvolvidos em todo o mundo para substituição do querosene usado pelos aviões. A alternativa se justifica não só pelo alto preço desse combustível mineral, mas por seus altos níveis de emissões, respondendo o setor de aviação hoje por 2,5% das emissões globais de gás carbônico (CO2) e de mais de 3% do conjunto de gases de efeito estufa.
 
Um panorama dessas pesquisas de biocombustíveis para a aviação será apresentado no próximo dia 17 de abril, no auditório do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), durante o ciclo Terças Tecnológicas, gratuito e aberto ao público externo. A apresentação será feita pelo engenheiro químico Marco André Fraga, responsável pela área de Catálise e Processos Químicos do INT e um dos inventores de dois processos de produção de bioquerosene para aviação com dois pedidos de patente depositados pela instituição em conjunto com o Instituto Militar de Engenharia (IME).
 
Marco Fraga falará sobre os requisitos técnicos do biocombustível de aviação, que precisa ser submetido a um rigoroso controle de qualidade. Isso porque é necessário que esse combustível garanta o funcionamento das turbinas sem falhas e sem risco de congelar nas baixíssimas temperaturas das altitudes a que os aviões são submetidos.
 
Com atuação na área de Catálise e foco no desenvolvimento de catalisadores para processos dos setores energético e petroquímico, Marco Fraga é doutor em Catálise e Processos Catalíticos pela Unicamp. O tecnologista do INT também é supervisor regional (RJ, MG e ES) da Sociedade Brasileira de Catálise e desenvolve trabalhos em colaboração com universidades brasileiras e estrangeiras, liderando pesquisas na área de Catálise no âmbito do Mercosul, com a participação de instituições na Argentina e no Chile. È revisor de diversas revistas científicas de circulação internacional e atua como consultor ad hoc do CNPq e de outras agências internacionais, como Petroleum Research Fund (EUA) e Agencia Nacional de Promocion Cientifica y Tecnologica (Argentina). Recebeu o Prêmio Inventor da Petrobras nos anos de 2009 e 2011.

Em seu nono ano de atividades, o ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos e conhecimentos gerados pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para sociedade. As palestras são gratuitas, mediante inscrição, e dão direito a certificado de participação.
 
Serviço
Tema: Biocombustíveis para aviação – desafios e oportunidades
Palestrante: Marco André Fraga – chefe da Divisão de Catálise e Processos Químicos do INT
Data: 17 de abril de 2012
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Auditório Fonseca Costa / Instituto Nacional de Tecnologia (Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro)
Inscrições: [email protected]

 

Tags: Bioquerosene