PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Usina da Ecodiesel deve receber selo social de volta


BiodieselBR.com - 11 abr 2011 - 09:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (11) nota do Ministério do Desenvolvimento Agrário cancelando o direito de uso do Selo Combustível Social da usina de Iraquara (BA) da Brasil Ecodiesel. Segundo informa a empresa, o cancelamento é o primeiro passo para que a usina em questão recupere o selo que havia sido suspenso em março de 2010. Comunicado enviado pelo MDA para a Brasil Ecodiesel diz que a concessão de um novo selo para a unidade de Iraquara está “prevista para ocorrer nos próximos dias”.

Dessa forma a empresa passará a ter três de suas quatro unidades ativas autorizadas a participar do primeiro lote dos leilões de biodiesel da ANP – onde 80% da demanda trimestral de biodiesel é disputada de forma exclusiva por usinas detentora do Selo Combustível Social. Com isso, a companhia passa a ter capacidade para comercializar pouco menos de 78 milhões de litros de biodiesel por trimestre nesse primeiro lote.

Essa é uma boa notícia para uma empresa que vem se esforçando para reverter uma sequência desastrosa de resultados financeiros negativos. Ano passado, a Ecodiesel amargou um prejuízo de R$ 22,9 milhões, o que nem parece tão ruim quando comparados aos R$ 34,8 milhões perdidos em 2009. Com esses resultados a empresa precisará obter, além do selo, uma margem maior de lucro para operar no azul.

Em dezembro passado, a companhia incorporou a Maeda Agroindustrial como forma de diversificar seu portfólio de produtos no setor agroindustrial e não ficar mais 100% dependente do segmento de biodiesel. Apesar da localização das usinas do grupo, a sinergia entre as duas empresas deverá aumentar o potencial de verticalização da Ecodiesel.

A companhia ainda está com o selo de sua unidade de São Luís (MA) suspenso e, até o momento, não há qualquer sinal de que a usina voltará recebê-lo.

A notícia parece ter sido bem recebida pelo mercado e as ações da Brasil Ecodiesel (negociadas na BM&FBovespa com o código ECOD3) estavam registrando alta de 4,7% às 10h45.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com