Produção de biodiesel nos EUA se mantém forte e supera Brasil
A produção norte-americana de biodiesel manteve a trajetória ascendente que tem sido observada durante 2011.
BiodieselBR.com ··2 min de leitura
Texto
Dados compilados pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) revelam que a produção norte-americana de biodiesel manteve a trajetória ascendente que tem sido observada durante 2011.
Em junho, as usinas norte-americanas produziram 320 milhões de litros de biodiesel. A produção mais do que dobrou em seis meses, em janeiro estava em 141,9 milhões de litros.
Considerando o acumulado do primeiro semestre, as usinas dos Estados Unidos colocaram 1,48 bilhão de litros no mercado. Será necessário cerca de 3 bilhões de litros pelas regras estabelecidas na segunda etapa do programa Renewable Fuel Standard Program (RFS2) do governo dos EUA.
De acordo com informações do MME, no ano passado o Brasil foi o segundo maior produtor de biodiesel do planeta. Embora os números oficiais da produção em junho ainda não tenham sido liberados pela ANP, a BiodieselBR estimou em junho uma produção de 200 milhões de litros. Isso elevaria a produção da indústria nacional no semestre para 1,18 bilhão de litro.
Mantido esse ritmo o Brasil deve perder pelo menos uma posição no próximo ranking dos países produtores de biodiesel. Em relação ao consumo, os EUA não devem ultrapassar o Brasil, já que boa parte da produção norte-americana é exportada.