PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Produção alemã de biodiesel chega a 2,6 milhões de toneladas


BiodieselBR.com - 16 mar 2011 - 10:53 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

As vendas totais de biodiesel em território alemão durante 2010 somaram 2,6 milhões de toneladas com outras 61 mil toneladas de óleos vegetais sendo utilizadas diretamente como combustivel. Os dados são das mais recentes estatísticas publicadas pelo Escritório Federal para Controle da Economia e Exportação (BAFA, no original em Alemão).

Cerca de 2,3 milhões de toneladas foram misturados em 32,1 milhões de toneladas de diesel mineral, isso coloca o nível de mistura na Alemanha em pouco mais de 7,1%. As vendas de óleo vegetal combustível caíram de 100 mil toneladas em 2009 para 61 mil no ano passado. Os números colocam o biodiesel como o biocombustível mais importante do mercado alemão.

Somados, esses volumes são o suficiente para manter 2,65 milhões de carros rodando sem a necessidade de queimar uma gota de combustível de origem fóssil, evitando que 3,3 milhões de toneladas de gás carbônico fossem despejados na atmosfera. Isso é o suficiente para reduzir as emissões de gases formadores do efeito estufa em 35% e atende a diretiva 2009/28/EC da União Européia que estimula o uso de energias renováveis.

Segundo dados da União para a Promoção de Oleaginosas e Proteína Vegetal (UFOP no original alemão) 80% do óleo usado na produção alemã de biodiesel veio da colza. O que, segundo a organização, atende ao mandato da Ordenança de Sustentabilidade dos Biocombustíveis da Alemanha que, desde janeiro passado, determina que só sejam usadas matérias-primas com origem comprovada em práticas agrícolas sustentáveis.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com