BiodieselBR
Publicidade

Pongamia vira alternativa para produção de biodiesel

A pongamia é uma árvore da Índia que cresce na beira de estrada e nas florestas. Por muitos anos, os indianos têm usado o óleo de suas nozes como combustível para lâmpadas e para fogueiras.
. 2 min de leitura
A pongamia é uma árvore da Índia que cresce na beira de estrada e nas florestas. Por muitos anos, os indianos têm usado o óleo de suas nozes como combustível para lâmpadas e para fogueiras.

Mas nas províncias de Andhra Pradesh e Karnataka, no sul do país, a tendência agora é plantar a espécie em uma escala maior para que ela se torne uma potencial matéria-prima para biocombustível.

O governo de Andhra Pradesh planeja plantar 4,1 mil hectares com pongamia. Como o pinhãomanso, a árvore consegue crescer relativamente com pouca água em solos desocupados. E segundo o Departamento de Reuso do Solo, há na Índia 6,9 milhões hectares com essas característica que poderiam ser destinadas para esse uso.

Além disso, a pongamia requer menos fertilizante porque é uma planta fixadora de nitrogênio, explica o Instituto de Pesquisa de Culturas do Semi-Árido Tropical (Icrisat, na sigla em inglês). O órgão conduz pesquisas agrícolas e assessora projetos na Índia.

Segundo o governo, são necessários quatro quilos de sementes de pongamia para a fabricação de um litro de óleo.

Amy Yee
Financial Times, de Nova Déli
Compartilhar:

Artigos relacionados