PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Obama ordena que toda a frota do governo seja de veículos 'verdes'


BiodieselBR.com - 25 mai 2011 - 07:54 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A administração americana comprará somente veículos movidos a energia alternativa para equipar toda a sua frota motora até o final de 2015, anunciou o presidente Barack Obama.

O prazo faz parte de um plano de Obama para reduzir em um terço as importações de petróleo em 2025 e colocar nas ruas do país um milhão de veículos verdes até 2015.

"Em 31 de dezembro de 2015, todos os novos veículos alugados ou comprados pelas agências devem ser movidos a energia alternativa, sejam híbridos ou elétricos, com gás natural comprimido ou biodiesel", estipulou Obama em um comunicado enviado aos chefes de todos os departamentos e agências do governo norte-americano.

"O Governo federal opera a maior frota de veículos dos Estados Unidos. Temos a responsabilidade de ser um exemplo para todos os cidadãos americanos e contribuir para alcançarmos a nossa meta nacional (de energia)", acresentou o presidente.

O comunicado se soma a um primeiro, enviado em outubro de 2009, no qual Obama pedia às agências governamentais que reduzissem em 30% o consumo de gasolina de sua frota. Na época, todavia, Obama contava com a aprovação pelo Congresso de uma legislação de combate ao aquecimento global, uma iniciativa que fracassou perante a oposição e parece não voltar à pauta dos principais assuntos a serem discutidos na agenda.

O presidente, no entanto, segue estudando normas e regulações de combate à poluição causada por automóveis e caminhões.