PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Maior leilão de biodiesel da história acontece em maio


BiodieselBR.com - 28 abr 2011 - 06:21 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Foi autorizado hoje pelo MME a realização do 22º leilão de biodiesel da ANP com volume recorde. A autorização publicada hoje no Diário Oficial da União através da portaria 274 define que o leilão deverá acontecer no mês de maio e comprará 700 milhões de litros. Desses, 560 milhões serão reservados para as usinas com selo social e 140 milhões abertos para todas as empresas.

Mantendo as diretrizes de portarias anteriores, a determinação é para que a ANP divulgue os volumes entregues pelas usinas e o total de biodiesel adquirido pelas distribuidoras.

Mudança
Para este leilão foi feito uma nova exigência. As distribuidoras terão que informar a ANP o volume de biodiesel que comprarem no releilão e o preço pago, divididos por usina de biodiesel.  A ANP por sua vez terá que divulgar essas informações em seu site.

 Revista 21 - capa
Essa medida visa resolver o problema de falta de transparência no releilão. Esse assunto foi capa da edição 21 da revista BiodieselBR, onde foi mostrado que uma importante parte da comercialização de biodiesel estava acontecendo sem que os dados fossem públicos, impedindo que usinas e consumidores soubessem quanto exatamente custava o biodiesel misturado no combustível fóssil.

Na próxima semana a ANP deve divulgar o edital do leilão, definindo a data e os detalhes do maior leilão de biodiesel da história.

22º Leilão de Biodiesel:
Período: Maio (data a ser definida pela ANP)
Volume a ser comprado: 700 milhões de litros (560 com selo e 140 para todas as usinas)
Sistema de negociação: Comprasnet

A BiodieselBR fará a cobertura online deste pregão eletrônico e disponibilizará para venda aplicativo gráfico auxiliar.

BiodieselBR.com