BiodieselBR
Publicidade

JBS prevê aumento do uso de sebo pela indústria de biodiesel [César Abreu]

O aproveitamento deste insumo pela indústria poderia ser ainda maior
BiodieselBR.com 2 min de leitura
O aproveitamento deste insumo pela indústria poderia ser ainda maior

O sebo bovino viabilizou-se como a segunda matéria-prima mais usada na fabricação do biodiesel brasileiro, o que corresponde a quase 15% da produção nacional. O aproveitamento deste insumo pela indústria poderia ser ainda maior, se não fosse a grande demanda da indústria cosmética e de produtos de limpeza. Cerca de 70% do sebo produzido no país é utilizado para fazer sabão. Apenas 15% do sebo no país vira biodiesel. Outros 10% são aproveitados na fabricação de ração animal e os 5% restantes têm outros usos, como lubrificantes. “No Brasil, a cultura de consumir sabão em barra é muito grande. Na Europa, por exemplo, a maior demanda é por sabonete líquido”, disse César Abreu, diretor industrial da JBS Biodiesel, durante a Conferência BiodieselBR 2010.

Em 2009, a produção brasileira de sebo foi de 714 mil toneladas. Apesar da produção brasileira de sebo crescer lentamente – já que depende diretamente do aumento do consumo interno e das exportações –, Abreu acredita no grande potencial de desenvolvimento da pecuária, pois o país abriga grandes produtores de proteína animal.

Ele prevê que as barreiras para as exportações da carne brasileira vão diminuir, estimulando o aumento da produção de sebo. “Dessa forma, a participação dessa importante matéria-prima na matriz energética brasileira deverá crescer”, analisa.

Alice Duarte – BiodieselBR.com
Compartilhar:

Artigos relacionados