PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

INT e IME depositam patentes internacionais para novo bioquerosene de aviação


BiodieselBR.com - 01 ago 2011 - 12:26 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) depositaram, no dia 28 de julho, pedidos de patentes internacionais para os dois processos inéditos que desenvolveram conjuntamente para obter bioquerosene de aviação. Ao contrário de outros estudos que utilizam o etanol ou as mesmas oleaginosas que produzem biodiesel, esses processos aproveitam resíduos como casca de frutas cítricas e biomassa de eucaliptos.

As patentes dos processos, que utilizam catálise química, já haviam sido depositadas no INPI desde o ano passado, mas agora têm seu depósito no âmbito do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT). Esse tipo de patente garante a proteção do invento na maioria dos países do mundo, tendo o PCT, hoje, 144 signatários.

Os pedidos da patente internacional foram registrados em nome dos pesquisadores Marco Fraga, chefe da área de Catálise e Processos Químicos do INT; Luiz Eduardo Pizarro Borges, professor do IME; e do engenheiro químico Flávio dos Reis Gonçalves, que realizou tese de doutorado sobre o tema, envolvendo as duas instituições.

Com os novos processos catalíticos protegidos, o grupo busca o apoio de empresas e setores da aviação para realizar de testes em campo. Todas exigências de qualidade relacionadas ao combustível de aviação, que não pode falhar ou congelar na altitude elevada, foram cumpridas satisfatoriamente pelo novo bioquerosene nos testes em laboratório. Resta agora somente esta etapa de ajustes nos aviões e a transferência da tecnologia para o uso comercial do produto.

As vantagens são muitas. O querosene de aviação tem tido seu preço elevado no mercado internacional e é foco de substituição por biocombustíveis. Além disso, o novo processo verde de produção do bioquerosene, desenvolvido pelo INT e IME, tem fonte renovável e sustentável e ainda reduz a geração de gases causadores de efeito estufa.

Divisão de Comunicação - INT

Tags: Bioquerosene