PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Feliz dia do biodiesel


BiodieselBR.com - 18 mar 2011 - 12:37 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Pode ser que a data ainda não faça parte dos calendários oficiais, mas no que depender da indústria do biodiesel norte-americana, em 18 de março passará a ser celebrado o Dia do Biodiesel. A data foi escolhida para homenagear o nascimento do engenheiro e inventor alemão Rudolf Christian Karl Diesel que, em 1893, inventou uma nova tecnologia de motores que viria a ficar conhecida como motores de Ciclo Diesel.

Enquanto os motores do Ciclo Otto precisam de uma fagulha elétrica para incendiar os combustíveis, os motores Diesel conseguem fazer o mesmo somente aumentando a pressão dentro do cilindro de combustão. Isso lhes garante mais eficiência no aproveitamento da energia dos combustíveis.

Não é fato dos mais conhecidos, mas o primeiro protótipo de um motor diesel era movido a óleo de amendoim, os combustíveis de origem fóssil só se tornariam padrão anos mais tarde. Na verdade, o óleo diesel mineral ganhou seu nome por causa dos motores nos quais era usado – e não o contrário como muitos pensam.

Diesel foi um ardoroso defensor do uso dos óleos vegetais como combustíveis e, numa palestra em 1912, ele teria dito que “o uso dos óleos vegetais como combustíveis em motores pode parecer insignificante hoje, mas, no decorrer do tempo, esses óleos devem se tornar tão importantes quanto petróleo e o carvão”. Tanto que sua morte inesperada em setembro 1913 gerou onda de boatos de que ele teria sido assassinado por industriais do petróleo .

Para homenagear o pioneirismo do inventor – e fazer um pouquinho de marketing em causa própria – o Comitê Nacional de Biodiesel dos Estados Unidos (NBB, na sigla original) decidiu botar o bloco na rua e passar a celebrar o Dia do Biodiesel no dia 18 de março.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com