FAO abre vagas para consultores em biodiesel
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês) está contratando dois consultores que deverão reforçar temporariamente o seu time de especialistas em biodiesel aqui no Brasil. Os dois profissionais trabalharão produzindo informações sobre o fomento à agricultura familiar na cadeia deste biocombustível. Os interessados têm até amanhã (dia 11 de outubro) para se candidatarem.
A primeira dessas vagas é sediada em Cuiabá (MT) e vai coletar informações relacionadas ao andamento dos projetos para a produção de matérias-primas para biodiesel por agricultores familiares. Além disso, o profissional acompanhará o funcionamento dos Pólos de Biodiesel do Ministério do Desenvolvimento Agrário nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
O segundo profissional será contratado em Belém (PA) e deverá acompanhar projetos relacionados à estruturação da agricultura familiar no Pará e em Roraima – especialmente os dedicados à cultura da palma de óleo e outras oleaginosas alternativas.
Ambos os profissionais precisarão realizar visitas de campo às regiões produtoras de oleaginosas para levantar dados e identificar os impactos que a inserção na cadeia do biodiesel está tendo sobre as condições de vida dos agricultores envolvidos. Deverão também acompanhar seminários e eventos relacionados ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) para sistematizar as informações, analisar os instrumentos legais relacionados ao Selo Combustível Social entre outras atividades. Os profissionais precisarão produzir um total de cinco relatórios e documentos obedecendo a um cronograma estabelecido pela FAO.
Ambos os profissionais precisam ter nível superior – pós-graduação é altamente valorizada – e experiência em programas e projetos de desenvolvimento rural com agricultores familiares em assentamentos da reforma agrária.
Em ambos os casos a consultoria vai se estender até setembro de 2012.
Mais informações sobre as vagas:
Em Cuiabá (MT)
Em Belém (PA)
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com