PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

EUA: Glicerina poderá ser usada como anticongelante


BiodieselBR.com - 05 mai 2011 - 07:04 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

A glicerina que sobra durante o processo de fabricação do biodiesel poderá, muito em breve, ganhar um novo destino: aditivo anticongelante. A ASTM International – entidade privada que opera como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em nível internacional – está revendo uma série de padrões que poderia permitir o uso da glicerina no lugar do etilenoglicol. A decisão será tomada durante uma reunião marcada para os dias 18 e 19 de maio na cidade norte-americana de St. Louis.

Aproximadamente 10% da matéria-prima usada na fabricação de biodiesel vira glicerina. Encontrar destinos adequados e economicamente viáveis para a substância tem se tornado um problema cada vez maior para a indústria.

Segundo informações apuradas pela Biodiesel Magazine a questão a ser decidida durante a reunião da ASTM é o grau de pureza que será exigido para que a glicerina possa ser usada sem riscos e quais as impurezas precisam ser controladas e medidas para esse tipo de uso.

A ASTM International também está estudando o uso da glicerina como substância refrigerante para motores leves e pesados.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com